Geração preocupante

Não venho falar do Angélico nem da tragédia que o envolveu, até porque não há muito a dizer, os factos falam por si. É apenas mais um entre tantos e infelizmente não será o último. O que me choca não é o facto de alguém conduzir sem cinto de segurança ou de querer testar os limites de um carro de alta cilindrada, pois quer uma coisa quer outra, não é mais grave nem mais inconsequente do que saltar de prédio em prédio e chamar-lhe desporto ou conduzir depois de umas quantas cervejas. O que me choca é a onda de estupidez, de escárnio e mal dizer, de falta de solidariedade e de respeito para com a vida humana, que se ergue em volta de tragédias como esta. Preocupa-me o facto de estar perante uma geração que se diverte a filmar e a divulgar a fraqueza dos outros e que celebra a morte como se eles mesmos estivessem imunes à mesma. É isso que me preocupa e me choca, saber que o nosso futuro está nas mãos de potenciais carniceiros, de seres vazios de sentimentos e de valores morais, que não têm respeito nem por eles mesmos.

18 comentários:

Anónimo disse...

Caríssima Matilde.
Ainda hoje comentei noutro blog esta questão da máxima importância. Vivemos uma era em que eu não reconheço as crianças e jovens (e até muitos adultos) deste país e deste mundo. O que é que se passará na cabecinha deles???? O que será que os transformou dessa maneira???? Nas escolas é aquilo que se vê e se ouve falar. Francamente começo a sentir-me desintegrado disto tudo.

Como dizia o outro:
QUERO VOLTAR JÁ PRÁ ILHA.

Ainda bem que pensas exactamente da mesma maneira que eu.

Beijinhos.

Urban Cat disse...

Os jovens não tem juízo, e quando têm dinheiro e fama pior ainda.

Matilde disse...

LOL, acredita... também eu. Desintegrada e muito entristecida com o futuro destes miúdos, que têm o poder de fazer e dizer tudo e não são responsabilizados por isso. Receio estarmos a caminhar para um caminho sem retorno. É muito triste.

Matilde disse...

Marta, não está em causa a falta de juízo dos jovens, pois nunca o hão-de ter enquanto o mundo for mundo, o que choca é a liberdade para ofender a integridade alheia como se isso fosse a coisa mais natural do mundo. Os miúdos perderam a noção do que é certo e errado e ninguém os chama á razão. Não conheço o rapaz de lado nenhum, mas custa-me aceitar que se usem as redes sociais para celebrar a sua morte sem o minímo de respeito pela família. Envergonha-me que isso aconteça.

Anónimo disse...

Matilde:
Desculpa intrometer-me aqui mas tens mesmo que ler este meu novo post. É do teu interesse. ;)

Bjos.

http://ocantinhodomestre.blogspot.com/2011/06/acordo-ortografico-mantem-se-aplicacao.html

Rita Martino disse...

Adorei este texto, adorei o blogue, adorei o título! :)

Já sigo ;)

João Pedro disse...

Ó Matilde muito sinceramente a morte do Angélico choca-me tanto como as notícias dos jornais que leio todos os dias, algumas até me incomodam mais devido ao drama inerente a todo aquele evento. Claro que me irrita profundamente ouvir piadas do género " Angélico só A1" ou " o Angélico saiu dos D'ZRT para se juntar aos anjos" é de mau gosto, nem sequer é humor negro mas gostaria que este mediatismo todo servisse de lição para alguém, isso sim era útil.

Isa GT disse...

Felizmente que nem todos os jovens são destituídos de juízo... aquele que, naquele carro, levava cinto mesmo quando a maioria não levava... mostra bem que, felizmente, não podemos generalizar.

Bjos

Matilde disse...

João Pedro, infelizmente este tipo de tragédia choca, mas não tem um efeito muito doradouro.

Matilde disse...

Isa, generalizar nunca! Felizmente o bom senso e o sentido de responsabilidade ainda afecta algums:)

Matilde disse...

Rita, bem-vinda:)

Anónimo disse...

Matilde, tens novo desafio musical no meu blog. :)))))))))))))))))

http://ocantinhodomestre.blogspot.com/2011/07/desafio-musical-n-4.html

Beijinhos. ;)

Anónimo disse...

Pois é. O facto de teres chegado tarde ao meu blog impede-me de te oferecer mais um topo de gama. Fica para a próxima, tá?? :)))))

Matilde disse...

LOL, pois foi... mas não deu para chegar mais cedo. Prometo que vou ficar atenta ao próximo desafio, até porque quero preencher os lugares vagos na garagem ao lado do Mercedes:))))

Anónimo disse...

É realmente preocupante. Li coisas que me chocaram bastante sobre a morte deste rapaz. E quem diz sobre a morte dele, diz sobre outra tragédia qualquer. Hoje em dia tudo é motivo de chacota e não existe o minimo respeito pelas pessoas em questão, nem pelos seus familiares. É pena, mas é uma realidade cada vez mais constante na nossa sociedade.

Guinhas disse...

Concordo absolutamente contigo!Está se a tornar preocupante...

Fê blue bird disse...

Não podia estar mais de acordo contigo! É mesmo assim infelizmente.

bjos

Anónimo disse...

Eu diria mais, é vergonhoso! Putos que batem em professores e até nos próprios pais. Mas coitadinhos, não se pode fazer nada contra eles, é violência se levarem um estaladão bem dado naquela cara. Tristeza!